
Respeito com a Comunidade
Associação Comunitaria Fazenda do Carmo


“ Centro de Educação Infantil ”
Desde que nasce , e mesmo antes , na gestação , a criança está imersa nas práticas sociais de algum grupo de pessoas que atuam como seu ambiente de aprtendizagem e desenvolvimento. Suas formas de agir , pensar , sentir ,embora influenciada por fatores inatos ,não resultam apenas deles . Elas são construidas conforme as possibilidades de participação da criança em seu meio sociocultural em atividades onde interage com diferentes parceiros sende um deles o CEI,o compromisso de garantir ás crianças nelas matriculadas o direito de viver situações acolhedoras ,seguras ,agradáveis,desafiadoras , que lhes possibilitem apropriar-se de diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade ,selecionados por seu valor formativo em relação aos objetos expostos.
Alguns princípios básicos podem guiar a efetivação do compromisso apresentado:
A) O desenvolvimento da criança é um processo conjunto e recíproco .
B) Educar e cuidar são dimensões indissociáveis de toda ação educacional .
C) Todos são iguais , apesar de diferentes :a inclusão de criança com necessidades educacionais especiais .
D) O adulto educador é mediador da criança em sua aprendizagem .
E) A parceria com as famílias das crianças é fundamental .
O que as pesquisas que vêm sendo realizadas sobre o desenvolvimento humano têm apontado é que a criança é um sujeito competente , ativo e agente de seu desenvolvimento .Nas interações com parceiros de seu meio , em atividades socioculturais concretas , as crianças mobilizam seus saberes e suas funções psicológicas (afetivas,congnitivas,motoras e linguisticas), ao mesmo tempo em que os modificam .Dai a importância das crianças terem amplas oportunidades de trocar experiências e conhecimento com outras , a professoara e outras educadoras com quem passam a maior parte do tempo e que lhes proporciam a realização de atividades em que reorganizam o que existe e criam novos significados .
"É fundamental que a inclusão escolar de todas as crianças tenha inicio"
Na educação infantil ,onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global,nessa etapa,ludicidade,o acesso ás formas diferenciadas de comunicação , a riqueza de estímulos nos apspectos físicos ,emocionais ,congnitivos e sociais e a convivência com as diferenças favorecem as relações interpessoais e a valorização da criança "
(Versão Preliminar: POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL , MEC/SSESP,2007.P.16).
CEI I
Julio Francisco de Souza
Berçario I : A, B, C e D.
Berçario II : A, B, C, e D.
Mini Grupo I : A, B e C
Atendimento para 92 crianças
CEI II
Julio Francisco de Souza
Berçario I : A, B, C e D
Berçario II : A , B
Mini Grupo I : A , B
Atendimento para 70 crianças
CEI III
Julio Francisco de Souza
Berçario I : A
Berçario II : A,B,C e D
Mini Grupo I : A e B
Atendimento para 58 crianças
Perua Escolar

Creches Conveniadas
Os convênios firmados entre a Prefeitura do Município de São Paulo e as entidades/associações e organizações que mantêm Centros de Educação Infantil/Creches são destinadas ao atendimento preferencial de crianças de zero a três anos podendo, mediante parecer conclusivo da equipe técnica da Demanda Escolar da Diretoria Regional de Educação, atender crianças de até 5 anos, observada a demanda local.
No que se refere à faixa etária de atendimento, por ocasião da prorrogação, o convênio será progressivamente revisto, observadas as prioridades estabelecidas pela administração municipal.
Essas unidades educacionais, entendidas como espaços coletivos privilegiados de vivência da infância (0 a 5 anos), devem contribuir para a construção da identidade social e cultural das crianças, fortalecendo o trabalho integrado do cuidar e do educar, numa ação complementar à da família e da comunidade, objetivando proporcionar condições adequadas para promover educação, proteção, segurança, alimentação, cultura, saúde e lazer, com vistas à inserção, prevenção, promoção e proteção à infância.
Modalidades de serviço
O serviço é oferecido em:
Centros de Educação Infantil da Rede Pública Indireta, assim denominados quando, durante o período do convênio, as entidades gerenciam o próprio municipal e bens móveis necessários ao funcionamento, para desenvolverem atividades correspondentes ao plano de trabalho específico, inclusive quando o imóvel for locado pela Secretaria Municipal de Educação.
Centros de Educação Infantil/Creches Particulares Conveniadas, como unidades que desenvolvem atividades correspondentes ao plano de trabalho específico do convênio, em imóvel da própria entidade, a ela cedido, por ela locado com recurso financeiro próprio ou com verba repassada pela Secretaria Municipal de Educação para custear as despesas com as instalações.
Funcionamento
O CEI/Creche deve funcionar por um período mínimo de cinco dias por semana, totalizando a carga horária mínima de dez horas diárias. Os horários de início e término são estabelecidos com a participação dos usuários, de forma a atender às necessidades da comunidade local.
Condições
Para a celebração de convênio de CEI/Creches no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, as entidades, associações ou organizações devem satisfazer as seguintes condições :
-
Não ter fins lucrativos e/ou econômicos;
-
Estar consoante com as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação;
-
Possuir capacidade técnica e operacional em relação às obrigações a serem assumidas, quais sejam: instalações, recursos humanos, equipamentos, estrutura administrativa e financeira;
-
Oferecer 100% de gratuidade ao usuário do serviço conveniado;
-
Estar regularmente constituída há pelo menos 01(um) ano.
-
Não estar inscrita no CADIN municipal, conforme lei nº 14.094/05;
-
Não possuir servidores públicos municipais nos quadros de dirigentes.
CEI IV
José Joaquim de Santana
Berçario I : A,B,C,D,E,F,G,H e I
Berçario II : A,B,C,D,E,F,G
Mini Grupo I : A,B,D e E
Mini Grupo II : A e B
Atendimento para 202 crianças
CEI I , II e III
Guaianases
Tio Carlos e Elizangela
9 6744-6443
3537-9241
CEI IV - Pirituba
Tia Marina Tio Marco Tio Antonio e Neuza
Tia Renata Tio Adriano Tio Rogerio e Laiane
Tia Marcia Tio Lima
Tio Rogerio




